Afinal, quem inventou o telefone? Fatos históricos e curiosidades

Quem inventou o telefone? Essa é uma pergunta recorrente, feita todos os dias por centenas (ou talvez milhares) de pessoas ao redor do mundo. Já que telefones fixos são um dos temas principais deste site, vamos começar falando um pouco sobre a polêmica história deste aparelho.

Bem-vindo ao 1° post do itelefone.net!

Muitas vezes, mexendo no meu celular, me peguei pensando sobre quem teria inventado este belo e tão útil aparelhinho. Porém, o smartphone, com toda portabilidade e recursos que temos hoje, é uma invenção muito recente, do século XXI. Já aquele aparelhão dos filmes antigos, fixado sobre uma mesa e ligado na rede elétrica, foi inventado a mais de 140 anos e de alguma forma serviu como base para o primeiro celular; que por sua vez serviu como base para o primeiro smartphone. E, pesquisando sobre o assunto, descobri que essa invenção está recheada de curiosidades e polêmicas. Para não ficar um artigo muito longo, vamos abordar a história da invenção do telefone em 3 posts.

Um telefone, vários inventores

Antonio Meucci, Elisha Gray e Alexander Graham Bell

Em meio a tantas incertezas, o que se sabe ao certo é que não faltaram polêmicas nos bastidores desta invenção. Na imagem acima estão os três principais atores nesse tão disputado invento, mas ainda existe outra dúzia de inventores da época, em diversos países, que trabalhavam em projetos similares e que requisitaram o título de inventor do telefone: entre tantos se destaca Thomas Edison, que patenteou a invenção da lâmpada.

Quem inventou o telefone?

Nos anos de 1870, Antonio Meucci, Elisha Gray e Alexander Graham Bell desenvolveram dispositivos que transmitiam a fala eletricamente. Mas Alexander Graham Bell acabou patenteando seu aparelho algumas horas antes do engenheiro eletricista Elisha Gray, colocando assim o seu nome na história como o inventor do telefone.

No entanto, no ano de 2002, o Congresso dos Estados Unidos revisou toda essa história e reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do tão popular aparelho telefônico.

Nesse post vou contar a história aceita por boa parte da comunidade internacional, em que o escocês Alexander Graham Bell é oficialmente considerado o legítimo inventor.

Telégrafo, o precursor do telefone

Assim como o telégrafo, o telefone fixo se baseia no envio de sinais elétricos por fio. Então podemos afirmar que o telefone é uma evolução do telégrafo. Quando Alexander Graham Bell começou a realizar seus experimentos, o telégrafo já existia a cerca de 30 anos; mas, embora fosse um sistema bem-sucedido, ele se limitava a enviar e receber apenas uma mensagem por vez.

O amplo conhecimento de Alexander sobre a natureza dos sons e sua compreensão sobre a música o ajudaram a imaginar e conceber a ideia de se enviar várias mensagens pelo mesmo fio simultaneamente. Na época isso era chamado de "telégrafo múltiplo".

Em outubro de 1874 as pesquisas de Bell estavam bem avançadas e ele recebeu apoio financeiro do advogado Gardner Robert (seu futuro sogro). Com esse apoio financeiro, Bell prosseguiu trabalhando no telégrafo múltiplo, que era chamado por ele de "telégrafo harmônico".